Justin Timberlake Brasil

by André

Billboard lista as 14 melhores colaborações Hip-Hop/R&B de JT

A revista Billboard listou, em ordem cronológica de lançamento, as melhores colaborações Hip-Hop/R&B de JT e destacou a constante presença dessa fusão nas músicas do cantor. Confira a matéria traduzida abaixo:

Desde que abandonou a imagem de integrante de uma boyband, Justin Timberlake investiu em uma nova imagem com o lançamento do seu primeiro álbum solo, Justified, em 2002.

Seu estilo “blue-eyed soul” (termo utilizado para descrever o R&B tocado por artistas brancos) o ajudou a conseguir colaborações com os maiores artistas de hip-hop e R&B, incluindo Timbaland e Jay-Z. Até mesmo o seu primeiro single lançado, contava com a participação da dupla Clipse.

Atualmente, JT está focado na paternidade e deixando o mundo aos seus pés com a indicação de Can’t Stop The Feeling ao Globo de Ouro e ao Oscar. Enquanto não chega o aguardado sucessor do seu quarto álbum de estúdio The 20/20 Experience 2 of 2, vamos relembrar os melhores duetos de rap e R&B abaixo:

Justin Timberlake, “Like I Love You” feat. Clipse (2002)

De volta ao tempo em que JT ainda era um solteirão com cara de bebê, essa música excitante deu início a sua carreira solo destacando a bem sucedida fusão de gêneros musicais. Com produção dos Neptunes (Chad Hugo e Pharrell Williams) e participação de Clipse (Pusha-T e Malice, na época), o primeiro single de Justified se tornou um ímã para as pistas de dança.

The Black Eyed Peas, “Where Is The Love?” (2003)

Com Justin Timberlake emprestando seus vocais para o refrão, essa música do B.E.P. atingiu o pico de #8 na Hot 100 e se tornou como um hino contra a violência. Originalmente lançado em 2003, o grupo lançou ainda uma versão repaginada em 2016, incluindo Jamie Foxx, Ty Dolla $ign, Mary J. Blige, Justin Timberlake e Jaden Smith.

Snoop Dogg, “Signs” Feat. Justin Timberlake & Charlie Wilson (2004)

Dogg recrutou JT e Charlie Wilson para seu álbum R&G (Rhythm & Gangsta): Essa obra-prima foi produzida pelos Neptunes. Timberlake canta sobre uma namorada em potencial durante o refrão. “Não tenho certeza do que eu vi/Cupido não fode comigo!/Tá me dizendo que isso é sinal?/Ela está olhando nos meus olhos, agora não vejo mais ninguém/Tá me dizendo que isso é um sinal?” Signs também entrou na Hot 100, atingindo a posição de número 46.

Justin Timberlake, “SexyBack” Feat. Timbaland (2006)

Para dar início ao seu novo som R&B em 2006, Timberlake convocou seu parceiro-de-crime Timbaland para o sexy single do segundo álbum FutureSex/LoveSounds. A canção foi inspirada pelo quinto álbum de estúdio de David Bowie: “Diamond Dogs and The Rise And Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars.”

Justin Timberlake, “My Love” Feat. T.I. (2006)

Timberlake se juntou a T.I. para o segundo single de FutureSex/LoveSounds, que também levou o Grammy por Best Rap/Sung Collaboration em 2007.

Justin Timberlake, “Chop Me Up” Feat. Three 6 Mafia & Timbaland (2006)

Timberlake e Three 6 Mafia (DJ Paul e Juicy J) representaram suas raízes sulistas com esse som do FutureSex/LoveSounds.

The Lonely Island, “Dick in a Box” Feat. Justin TImberlake (2006)

Esse episódio do Saturday Night Live ajudou o trio The Lonely Island (Akiva Schaffer, Andy Samberg e Jorma Taccone) a ganhar um Emmy por “Melhor Canção Original e Letra” em 2007. Vestindo ternos largos e caixas embrulhadas entre as pernas, JT e Samberg cantam sobre dar um “presente” a suas namoradas.

Justin Timberlake, “Until The End of Time” Feat. Beyonce (2006) 

Apesar de ter sido lançada inicialmente na versão solo, essa canção de amor presente no FutureSex/Love Sounds ganhou um remix com Beyoncé e também ajudou JT a se tornar o primeiro artista masculino da década a ter seis singles do mesmo álbum atingindo o top 40 da Hot 100.

50 Cent, “Ayo Technology” Feat. Justin Timberlake (2007) 

Essa colaboração com o 50 Cent foi um sucesso na Hot 100 em 2007, atingindo a posição de número 5. Conta com uma cantada direta de Timberlake no refrão. “Ei, estou cansado de usar a tecnologia/Por que você não se senta no meu colo?”

Rihanna, “Rehab” Feat. Justin Timberlake (2007)

No terceiro álbum de Rihanna, Good Girl Gone Bad, a cantora chamou JT para colaborar nessa canção de Hannon Lane e Timbaland, que fala sobre uma relação desmoronada. Timberlake também apareceu no clipe sombrio da música.

Ciara, “Love Sex Magic” Feat. Justin Timberlake (2009) 

No álbum de Ciara, Fantasy Ride, lançado em 2009, Love Sex Magic descreve química de um casal, especialmente no clipe da música com CiCi mostrando sua flexibilidade para Timberlake.

Justin Timberlake, “Suit & Tie” Feat. Jay Z (2013)

Explorando um novo estilo, JT e Jay-Z brindam suas taças de champagne para essa música, que serviu como o primeiro single do comeback de JT com The 20/20 Experience.

Jay Z, “Holy Grail” Feat. Justin Timberlake (2013) 

Jay-Z e JT colaboraram novamente para o primeiro single de Magna Carta Holy Grail, álbum do rapper lançado em 2013. A música conta com os vocais de JT cantando sobre o lado negativo da fama.

Justin Timberlake, “Cabaret” Feat. Drake (2013) 

A segunda parte de The 20/20 Experience contou com uma colaboração entre JT e Drake na energética Cabaret, em que o rapper traz um verso perfeito para as boates.